Translate

Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de abril de 2014

PUPILAS - DILATAÇÃO E CONTRAÇÃO

Dilatação e Contração das Pupilas


"NÃO É SÓ A LUZ QUE AFETA AS PUPILAS" 
PUPILAS CONTRAÍDAS: Raiva, e  Falta de interesse.
PUPILAS DILATADAS: Interesse, Medo e Excitação.



As pupilas exercem uma função especial. Dentro do estudo científico da Linguagem Corporal. A dilatação e a Contração das pupilas é realizado através do estado emocional em que a pessoa esteja, e não é somente a luz, a causadora de sua dilatação ou contração. Até mesmo na hora da excitação ela está envolvida. Em determinadas condições de iluminação elas se contraem e se dilatam, quando nos excitamos também ocorre o mesmo. Elas se dilatam e pode chegar até 3 vezes mais o seu tamanho normal, ao estarmos diante de pessoas atraentes e que nos interessam. As pupilas também se dilatam ao estarmos diante de algo que nos estimula, algo positivo e alegre, e se contraem ao estarmos num estado de espírito negativo.  Da mesma forma acontece quando sentimos medo, as pupilas se dilatam para podermos enxergar melhor rotas de fuga, pois no medo, nossos olhos se limitam a visibilidade e o tempo de reação. Quando nossas pupilas estão contraídas, algo negativo está sobrepondo nossos sentimentos, por isso quando estamos num estado emocional de raiva, nossas pupilas se contraem, é o que da aquele aspecto de olhar fulminante.

Abaixo, qual foto é mais atrativa e que chama mais a atenção?



Obviamente você escolheu a da direita. Pois suas pupilas estão dilatadas. O olhar da pupila dilatada nos permite um olhar sensacional de atratividade, isso é registrado no cérebro humano, por isso muitas bonecas que se vendem por ai, vem com as pupilas dilatadas, pois chama a atenção da criança.



Pesquisas descobriram que a pupilas das pessoas se dilatam ao ver imagens eróticas do sexo oposto e se contraem ao ver imagens do mesmo sexo, a menos que sejam homossexuais, essa é uma boa maneira também de se descobrir a orientação sexual dos indivíduos. Fotos de mães com bebês da mesma forma se dilataram ao mulheres observar, tudo que nos estimula positivamente, as pupilas se dilatam. 

07/10/2013 MEU COMENTÁRIO REFERENTE A MIOSE E A MIDRÍASE NO ARTIGO DO (IBRALC) INSTITUTO BRASILEIRO DE LINGUAGEM CORPORAL.

ARTIGO COMENTADO: O OLHAR MENTE? 

A pupila passa pelo processo da midríase quando algo é estimulada a ela, ou seja excitação sexual, atividades em que as pessoas se sintam prazerosas e satisfeitas. Bem assim também como o medo que se dilata para ampliar o campo de visão para enxergar melhor rotas de fuga. (A fuga estimula a fuga e para uma fuga a pessoa tende a ter um olhar amplo) Todo medo é uma reação fisiológica do corpo onde nossas amídalas ficam ativas para reagir a algo que não queremos que aconteça ou por alguma ameaça. Com o medo vem também o estresse, os músculos ficam enrijecidos e tensionados (acumulo de energia nervosa) Com isso creio também que o medo ao dilatar as pupilas ampliando o campo de visão, faz também com que o nervosismo ao mesmo tempo limite a visão e o tempo de reação ( tem a ver com o sistema nervoso autônomo simpático que reagem em situações de estresse), esse comportamento depende do padrão e do tipo comportamental da pessoa e de sua vivência ( se é rude, tímida, agressiva e etc. ) Passando isso, acredito que a raiva não dilata as pupilas, acredito que diante essa emoção (como já vi em muitas pessoas) ela se contrai fortemente (dependente do grau e o estágio da emoção). Quando estamos com raiva é clássico focarmos os nossos olhares assustados nos olhares da pessoa nervosa, e comumente dizer “ele lançou aquele olhar fulminante”… é a reação que temos ao ver a pessoa e ver a pupila contraída e dizermos sobre “aquele olhar fulminante lançado”.. . Ao contrário da pupila dilatada que nos sentimos inconscientemente (quem não sabe sobre o assunto) confortáveis e atrativos (por isso muitas bonecas são feitas com a pupila dilatada). Os comerciantes sabem inconscientemente que a pupila dilatada causa atratividade por parte das pessoas entre si.

Bruno S. da Silva 
Especialista em Linguagem Corporal e Expressões Faciais

Nenhum comentário:

Postar um comentário