Translate

Pesquisar este blog

quarta-feira, 5 de março de 2014

MENOPAUSA




A menopausa é a extinção das funções ovarianas, que consiste no final do ciclo reprodutivo da mulher, na suspensão da produção dos hormônios dos ovários e no fim dos ciclos menstruais. A idade média para o início da menopausa ocorre entre os 45 aos 55 anos; são consideradas precoces quando ocorre antes dos 40 anos.

A maioria das mulheres, antes de entrar na menopausa passa pelo climatério, que é um período durante o qual diminui a secreção dos hormônios ovarianos e ocorre o espaçamento dos ciclos menstruais. Nessa fase a mulher pode ficar vários meses sem menstruar, depois volta a ter fluxos irregulares, até a suspensão completa da menstruação, quando se caracteriza a entrada na menopausa.



Algumas mulheres passam pelo climatério sem perceber; quando se dão conta não estão mais menstruando, outras, no entanto, o climatério pode durar de um até dez anos. Os sintomas, mais frequentes durante o climatério, podem se estender também na menopausa; dentre eles destacam-se as ondas de calor, variação no peso, desinteresse sexual, depressão etc.

A transformação biológica em que a mulher deixa de ser reprodutiva, também representa uma espécie de marco no universo psíquico feminino.É uma fase que a mulher atravessa solitária, refletindo sobre a sua trajetória existencial. Enquanto estava envolvida com as atribulações do cotidiano e os cuidados com os filhos, por exemplo, não se dava conta do seu real valor.

Nesse período em que os filhos já podem ter se tornado independentes ou até já saíram de casa, surgem as crises de identidade. São feitas reflexões acerca dessa nova mulher. Quem é ela, que antes tinha um papel a desempenhar e agora não é mais requisitada?

Nessa busca de si mesma pode ocorrer o amadurecimento emocional, caracterizado pelo renascimento de uma nova mulher, livre, independente, segura e feliz. Por outro lado, pode emergir uma espécie de vazio interior, gerado pela extinção dos papéis familiares. Também pode emergir o sentimento de angústia causado pelas recordações das perdas de ordem material ou afetiva, ou das tormentas vivenciadas nos seus relacionamentos. Isso tudo é agravado pelo medo de envelhecer, podendo desencadear os processos depressivos.

(Foto: Ilustração)                   

Outro agravante da menopausa é o prejuízo da sexualidade feminina. Não raro as mulheres costumam se sentir menos atraentes para o parceiro e incapazes de despertar o interesse sexual dele. Consequentemente, algumas recorrem aos exageros sexuais para provarem a si mesmas que ainda são atraentes; enquanto outras reprimem a sexualidade, evitando o contato íntimo.

As mulheres mais sujeitas a apresentarem intensos sintomas com a chegada da menopausa são aquelas que possuem fortes conflitos emocionais, tais como: revolta com entes queridos, rompimentos amorosos não elaborados, profundos descontentamentos com o parceiro e outros fatores traumáticos. É recomendado a essas mulheres que façam um trabalho interior de reorganização afetiva e principalmente de elaboração dessas espécies de “nós” psíco-emocionais, despojando-se das amarguras e resgatando a harmonia interior.

Por Valcapelli - autor do livro Metafísica da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário